FICO FELIZ EM TER VCS AQUI... PROFESSORA MARIA LUIZA

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

INSCRIÇÕES NA PRIMEIRA ETAPAS DO SUBPROGRAMA 2010

DAS INSCRIÇÕES NA PRIMEIRA, NA SEGUNDA E NA TERCEIRA ETAPAS DO SUBPROGRAMA 2010
3.1 As inscrições deverão ser solicitadas exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico
http://www.cespe.unb.br/pas, nos períodos designados a seguir:
a) para a primeira etapa, no período compreendido entre 9 horas do dia 17 de setembro de 2010 e 23
horas e 59 minutos do dia 19 de outubro de 2010, observado o horário oficial de Brasília/DF;

O que é o PAS

O Programa de Avaliação Seriada – PAS – é a modalidade de acesso ao ensino superior que surgiu por iniciativa da Universidade de Brasília, abrindo para o estudante do Ensino Médio as portas da Universidade de forma gradual e progressiva. Tendo por objetivo a ampliação do processo de interação Universidade/Ensino Médio, incluindo a seleção dos candidatos a estudantes universitários na UnB, o PAS chega como uma forma de amenizar o impacto da passagem para o Ensino Superior. A dinâmica do PAS comporta três avaliações, realizadas ao término de cada uma das séries do Ensino Médio, que constituem um Subprograma (triênio) do PAS. Cada avaliação determina uma etapa do respectivo Subprograma.

O que é avaliado

O PAS não enfatiza a memorização de fórmulas, regras e classificações. É fundamental que o aluno seja capaz de compreender, raciocinar e analisar questões realmente relevantes para a sua formação como cidadão consciente e capaz de opinar criticamente a respeito de problemas da atualidade e de modificar a sociedade em que vive.

Como participar do PAS

O candidato deve estar regularmente matriculado na 1.ª série do Ensino Médio, em escola pública ou particular, cuja modalidade de ensino seja regular, de três anos completos, ou na 2.ª série, em escola cuja estrutura curricular seja de quatro anos completos. Caso o candidato já esteja na 2.ª série do curso regular, no primeiro caso, ou na 3.ª série, no segundo, ainda assim poderá inscrever-se na segunda etapa, contabilizando-se nota zero na primeira etapa do Subprograma. Os interessados em participar podem obter informações mais detalhadas nas direções de suas escolas ou pelo telefone (0xx61) 448-0100.

Número de vagas

50% das vagas oferecidas para cada curso de graduação da UnB, no primeiro semestre de cada ano letivo, destinam-se aos candidatos inscritos no PAS. É importante frisar que o participante do PAS não está impedido de concorrer também pelo vestibular tradicional.
CESPE/UnB

Fale Conosco
Fone: 61 3448-0100 61 3448-0100
Fax: 61 3448-0110
e-mail: sac@cespe.unb.br

ENEM

A proposta tem como principais objetivos democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio.
As universidades possuem autonomia e poderão optar entre quatro possibilidades de utilização do novo exame como processo seletivo:
· Como fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e on-line;
· Como primeira fase;
· Combinado com o vestibular da instituição;
· Como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.

Qual é o período de inscrições para o Enem 2010?

As inscrições para o Enem 2010 vão das 10h do dia 21 de junho até às 23h59 de 16 de julho, observado o horário oficial de Brasília-DF. A inscrição será efetuada exclusivamente via internet, em http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao. As provas serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro de 2010.

Quem pode participar do Enem?

A participação no Enem é voluntária, destinada aos concluintes, egressos do ensino médio em anos anteriores e àqueles que não tenham concluído o ensino médio e pretendam se certificar.

É recomendável aos alunos que não vão concluir o ensino médio neste ano fazer o Enem 2010 para “treino” nos processos seletivos?

Não. O Ministério da Educação aconselha que os alunos interessados nos futuros processos seletivos prestem o exame no período mais adequado, que é o ano de conclusão do ensino médio. Alunos de outras séries sempre terão oportunidade de se preparar para a prova analisando as edições anteriores do exame, que ficarão disponíveis na página do Inep/MEC imediatamente após sua aplicação.

Como é o exame?

O Enem 2010 será estruturado na mesma Matriz de Referência do Enem 2009.
O exame será composto por quatro provas objetivas, contendo cada uma 45 (quarenta e cinco) questões de múltipla escolha, e por uma proposta para redação.As quatro provas objetivas avaliarão as seguintes áreas de conhecimento do ensino médio e respectivos componentes curriculares:- Prova I - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes e Educação Física;- Prova II - Matemática e suas Tecnologias: Matemática;- Prova III - Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;- Prova IV - Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia.
http://enem.inep.gov.br/index.php

PROUNI

Dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda per capita familiar máxima de três salários mínimos, o ProUni conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal, que confere transparência e segurança ao processo. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio conjugando-se, desse modo, inclusão à qualidade e mérito dos estudantes com melhores desempenhos acadêmicos.

Qual é a relação entre o ProUni e o Enem?

Só pode se candidatar ao processo seletivo ProUni, referente ao segundo semestre de 2010, o estudante que tiver participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009 e obtido a nota mínima de 400 pontos na média das cinco notas obtidas nas provas do Exame. Não são consideradas as notas obtidas nos exames anteriores. Os resultados do Enem são usados como critério para a distribuição das bolsas de estudos, isto é, as bolsas são distribuídas conforme as notas obtidas pelos estudantes no Enem.

Não poderá participar do processo seletivo do ProUni o estudante que:
- obteve nota inferior a 400 pontos na média estabelecida;
- obteve nota zero na redação do Enem.

Basta fazer o Enem para se candidatar a uma bolsa do ProUni?

Não, além de ter feito o Enem 2009 e obtido a nota mínima de 400 pontos estabelecida pelo MEC, é preciso que o estudante tenha renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos e satisfaça uma das condições abaixo:
· ter cursado o ensino médio completo em escola pública, ou
· ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral da instituição, ou
· ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição, ou
· ser pessoa com deficiência, ou
· ser professor da rede pública de ensino básico, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrando o quadro permanente da instituição pública e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.

Como fazer a inscrição no ProUni?

As inscrições são feitas exclusivamente pela Internet, acessando o Sistema do ProUni nesta página. Para se inscrever, o candidato deverá acessar o sistema e informar seu número de inscrição no Enem, CPF e a senha cadastrada no exame. Caso o candidato tenha efetuado sua inscrição no processo 2010/2 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ele poderá utilizar a senha já cadastrada naquele sistema para acesso ao ProUni.

http://prouniportal.mec.gov.br/index.php